sábado, 11 de julho de 2020

Sem voz.

Mandos e desmandos...
Ve-se muito disso hoje em dia. Sempre voltados em favor de interesse próprio ou de um grupo elencado.
A ética  e bom senso são deixados de lado. Veste-se de uma pseudo ética, de artimanhas jurídicas e comportamentos dignos de um déspota para justificar atitudes tomadas.
O poder é bom. Mas o poder em mãos erradas é uma arma aterrorizante.
E o povo... Ah, coitado, é o que mais sofre.
Pouca gente da base do povo consegue ter tempo para pensar, no mínimo 9 horas de trabalho, umas 2 horas de locomoção, 2 a 3 horas para higiene, afazeres da casa, 2 horas para filhos e  descanso e, se muito, 8 horas para dormir. É o que a grande maioria dos trabalhadores da base vivencia. Sem falar ainda os que tem duas jornadas ou que optam por estudar a noite.
Rotina massificante. As horas de descanso normalmente acabam sendo para  espairecer na frente da televisão, celular e computador. Não para se informar, mas sim ver algo que faça parecer sua rotina maçante um pouco doce. Aí veem novelas, jogos e quando muito, um filme. Jornais e programas políticos ou de economia, nem pensar. Quer mesmo video-cassetadas e piadas. Precisam rir um pouco...Mesmo assim, adoece, entristece e empobrece. Só faz parte da engrenagem. E, quando ela dá problema é o primeiro que padece...Assim vai vivendo no mundo dos mandos e desmandos... Sobrevive, precisa por comida na mesa!
Acaba participando das escolhas de pessoas para representa-lo, vota, mas vota para não ter título cancelado. Vota em quem fez o "Circo" mais bonito. Confia na fala. Mas não sabe e nem tem ideia de como cobrar isso.
Uma esperança foi o uso da internet na campanha política, que poderia dar, entre uma passada e outra nas redes sociais, parâmetros para o povo pensar, infelizmente, é mais um instrumento de manobra além da  instigação da fera ferida embutida em cada ser vivente.
Achatamento do povo é interessante e conveniente. Isso, infelizmente, a curto prazo, não vai mudar.
Ter oportunidade de estudar e ler para desenvolver pensamento crítico e analítico é um caminho para o desenvolvimento. Isso é sabido, o que precisa é investimento neste sentido e não ser engolido pela necessidade de suprir somente as necessidades básicas. Mas enquanto não houver educação de base e estrutura saúde de qualidade garantida para todos, sem precisar de adquirir através de uma estrutura particular que pratica preços abusivos, deixando sempre a base fora, o povo vai continuar sendo escravizado e sem voz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários.