Li estes dias uma comparação destas duas palavras. Achei que a definição foi excelente. Foi numa destas postagens de rede social. Não compartilhei apenas prestei atenção e guardei para mim. Já, já coloco as definições, mas antes vou contar o caso que presenciei esta semana onde, na prática, a ética e o caráter foram evidenciados.
Trabalho no comércio. A empresa tem muitos clientes, principalmente jovens em início de carreira e empreendedores que são estudantes universitários. Estes acabam fazendo do meu estabelecimento sua casa na hora do almoço ou jantar. E, em decorrência disso há uma aproximação maior entre cliente e empresa através de conversas.
Tive um estudante, como cliente, que até conta tinha na empresa. Deixava um crédito que ia sendo diminuído conforme ia consumindo. Isso e conversas na área de produção de alimentos, já que ele já havia trabalhado na área, resultou em amizade, ou melhor, numa camaradagem.
Final do ano passado ele se formou e este ano quando vinha resolver algo na faculdade vinha lanchar e conversar. Sempre elogiando os produtos produzidos na casa.
Nesta semana voltou com a esposa, conversou, informou que estava abrindo um restaurante e lanchonete no centro de Curitiba e que não ia ser concorrente direto porque o ponto era longe um do outro. Parabenizei. Fiquei feliz por uma pessoa estar indo atrás do seu sonho. E, contente por se comportar eticamente.
Na conversa me pediu para fornecer doces e salgados para ele e ficamos de conversar mais à frente, quando realmente fosse abrir seu restaurante. Para já dar uma força inicial dei o nome e telefone de alguns fornecedores de confiança e disse que poderia dizer que fui eu quem dei. Pois, para estes fornecedores um aval da empresa que trabalho abre portas.
Estava empolgado, e nesta empolgação deixou aparecer a falta de futuro comprometimento com o cliente. Veja o que ele falou:
- “Vou por um Buffet a R$35,00 o quilo e dentro dele vou por uma cesta de frutas, que vou pagar no máximo R$ 4,00 o quilo, assim vou acabar vendendo elas com um lucro fenomenal”.
Não é o preço que está em questão e sim a intenção que este comentário dele sugere.
Gente, o cliente não é bobo! Sabe o que compra, consome e se está sendo enganado. Mas, enfim, não seria eu a ensinar isso a ele. Vai aprender na prática já que não aprendeu na faculdade e na vida até agora.
Isso foi quarta-feira à noite. Na quinta, conversando com minha gerente operacional, que fica diretamente com o público e os funcionários, ela me contou que esta mesma pessoa a chamou num canto e chamou para trabalhar com ele, pagando mais do que ela ganha. Detalhe, sem saber o quanto ela ganha! Somente sabendo que ela trabalhava a anos na casa. Nesta atitude ele mostrou seu caráter e ela sua ética.
Imediatamente ela reportou o ocorrido para a empresa e comentou o desconforto em que ela ficou, por saber do duplo comportamento dele. Comentou ainda: “Imagine que eu iria trocar 12 anos de trabalho para ir trabalhar com uma pessoa sem ética e caráter”.
Pela frente o cordeirinho e bonzinho. Por trás o lobo e traiçoeiro. Quem nunca encontrou gente assim?
Neste episódio que vivenciei pude identificar pesarosamente, estes conceitos. A possível ética não faz par com seu caráter.
- Ética: É o que você faz na frente dos outros.
- Caráter: É o que você faz sem que os outros vejam.
Para você viver em grupo é preciso que ética e caráter estejam em uníssono. Se não, mais dia menos dia, a máscara vai cair e levar junto o que você pensou que construiu.
Uma simples regra que fortalece a base de qualquer empreendimento de sucesso.
Sandra Lazzaris
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