Hoje apresento mais um caso no acaso vivido por mim. Este me
fez pensar sobre a primeira impressão e pré conceito, ou no popular
preconceito.
Então, para aclimatar o episódio preciso informar que nos
fins de semana em que tenho escala total de trabalho, saio entre 5:20 e 5:30h
da manhã e estaciono o carro próximo meu local de trabalho. E, por volta do
início do horário comercial padrão coloco o carro no estacionamento. Mas hoje
foi diferente. Fiquei espremida entre dois carros até depois do almoço.
Até aí tudo bem, afinal, se eu não conseguiria sair um
ladrão também não.
Quando vi que podia movimentar o carro fui até ele e,
surpresa... Bateria arriada. Não, não me chame de barbeira ou descuidada.
Deixei ele certinho, mas sei lá. Pode ser que seja vida útil da bateria mesmo.
O detalhe engraçado é que o carro não travou mais e ainda
abriu as janelas (meu carro tem 4 portas).
Pacientemente liguei para a seguradora e aguardei socorro.
Fiquei estrategicamente encostada na parede de um restaurante em frente ao
carro. Aí que entra a observação sobre preconceito.
Os motoristas que passavam ou paravam ao lado do carro, viam
as janelas abertas e ninguém no carro, começavam a balançar a cabeça de um lado
para outro. Chamavam atenção do carona para ver o "absurdo". Escutei
que passava andando falando "Que depois reclama que é roubado, mas olha a
situação que estaciona o carro". Com certeza ninguém pensou que fosse uma
"pegadinha" ou que fosse a real situação, a de um carro encrencado.
Fiquei apenas uns 20 minutos esperando o socorro.
Neste pequeno espaço de tempo pude confirmar o quanto é
preconceituoso o ser humano. Valeu a experiência, porque na minha cabeça foram
passando vários filminhos de situações vividas e que com certeza estive nesta
posição de avaliar pela primeira impressão, pelos conceitos que tinha pré
concebidos na mente.
Aí fico pensando, como Especialista em Marketing, como as
vezes é injusto a máxima do Marketing Pessoal de que a primeira impressão é que
pode decidir se você tem chance ou não de ir em frente. Mas vá lá, regras são
pré concebidas em cima de conceitos e pré conceitos, mas será que sempre a primeira impressão vale?
Sandra Lazzaris
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