Agradar tudo e à todos é infinitamente impossível.
Isso se vê todo dia em todos os lugares, em um estabelecimento comercial creio que as chances são bem maiores.
Na questão atendimento as empresas primam por treinar, orientar e monitorar suas equipes,mas não acertam 100%, pois dependem do imponderável fator humano e situações fora de um padrão previsível.
Existe o fator psicologico atuante, fator boa vontade e interesse do pessoal envolvido na linha de atendimento.
O retorno que a empresa espera é completa satisfação do cliente e quando não acontece é preciso reavaliar o conjunto todo.
Muitas vezes acontece feed back positivo e negativo para uma mesma equipe para um mesmo período.Aí cabe a área responsável analisar toda a situação para tomar alguma medida.
Agora, quando as reclamações são uma constante, as orientações são dadas e se é conversado com os responsáveis pelas críticas, é feito um acompanhamento e se tem muita reincidência é preciso readequar a equipe.
É difícil já que não se agrada todo o mundo o tempo todo, mas desagradar o tempo todo quase todo mundo não está certo.
Alguns pequenos cuidados fazem a diferença, um sorriso, voz suave, escutar atentamente,olhar nos olhos, cuidar na apresentação do produto, conhecer o que está vendendo, manter o local limpo e agradável, evitar conversas paralelas, ficar atento no que está fazendo é atender como gostaria de ser atendido é essencial.
Sandra Lazzaris