Brasil, meu Brasil!
Como é bom estar de volta. As férias foram maravilhosas. A Europa tem muita história e é muito linda! Mas o Brasil é o meu porto seguro.
Impossível não fazer comparações. E nessas, o Brasil saiu ganhando.
Atendimento? Nota 1.000.000.000 para o Brasil, e olha que achamos que deixamos muito a desejar. Calcule o que vi na Europa entre Itália e França, principalmente Itália.
Em Pádua, em uma sorveteria, após os clientes pagarem e escolherem o sabor, por terem demorado mais que 30 segundos para escolher, colocou um sabor e mandou que saíssem do estabelecimento. Isso ocorreu com algumas pessoas que faziam parte da excursão. Mas isso é apenas um dos episódios que relato para que façam idéia do que foi encontrado por lá.
Outra coisa que me chamou a atenção é que não vi atuação ou indício que tenha alguma fiscalização sanitária por lá. Os alimentos são manipulados de qualquer jeito, mal acondicionados e nas feiras livres tem comidas prontas abertas sem proteção nenhuma, muito menos refrigeração. Se pega no dinheiro e no alimento ao mesmo tempo.
É bom sair e ver que estamos mais avançados, em alguns aspectos, que alguns representantes do 1º mundo. A meu ver, já somos do primeiro escalão em termos de atendimento, cordialidade, cuidado com os alimentos e organização.
Se as estruturas físicas estiverem prontas, estaremos aptos para receber bem os visitantes que vem para a Copa de 2014, mesmo que a linguagem dos sinais seja a mais utilizada.
Estão se perguntando se volto para estes países? Volto sim. Amei a viagem. Amei a paisagem. Amei as cidades. Amei tudo. Mas amo muito mais nosso Brasil.
Sandra Lazzaris