Será que é tão difícil fazer o trabalho certo?
Tenho certeza que não é falta de conhecimento, instrução ou procedimento. É falta de vontade e ou malandragem.
Falta de vontade quando efetua um serviço sem prestar atenção no que está fazendo sem se importar com as conseqüências. Está fazendo porque tem que trabalhar. Não gosta e nem se importa com o que faz.
Malandragem quando faz por querer fazer errado ou deixa algo pendente para voltar. Cobrar mais uma visita ou serviço.
Esta segunda hipótese está tão disseminada entre os brasileiros. Falo dos brasileiros porque sinto na pele dia a dia e não tenho informações concretas de outros países. É tão praticada que as pessoas já tomam como "parte do serviço" ter que chamar mais de uma vez para que o mesmo problema seja sanado.
Seria injustiça dizer que todos são assim. Não, às vezes se salva um profissional ou empresa no meio do mar de malandragem. Mas são tão poucos!
Se a minoria conseguisse se tornar maioria, as engrenagens que movem o progresso pessoal, profissional e social trabalhariam em favor da qualidade de trabalho e de vida. Porque com certeza o estresse do dia a dia teria uma grande redução.
Quando for necessário realizar qualquer ação na vida procure se empenhar e fazer certo. Não faça por fazer, não diga por dizer, não enrole, não prejudique e não se prejudique. Não pratique a "lei do menor esforço" e a de "tirar vantagem em tudo".
Fazendo errado ou deixando "rabo preso" sua imagem fica comprometida e se torna um profissional não confiável.
Faça o que precisa como você queria que fizessem para você! Assim já terá um norte de como fazer um trabalho correto.